Degustando Sonoridades: dos covers no YouTube ao chillhop, conheça Daniela Andrade

Fonte: Reprodução/Facebook

É inegável a influência que hoje o YouTube exerce sobre a música. A plataforma é um dos principais canais de propagação de gêneros até então marginalizados e até mesmo da fomentação de novos subgêneros, casos do Lo-Fi/Hip-Hop.

Mas muito antes desse fenômeno, a tendência era a dos usuários que aproveitavam a visibilidade oferecida pela plataforma para disponibilizarem, em seus canais, covers de músicas consagradas ou que estavam no topo dos charts.

Lá em meados de 2009, a canadense Daniela Andrade aproveitou desse espaço para mostrar ao mundo o talento que tem em dar novas formas a singles mundialmente conhecidos. Em seu quarto mal iluminado, na sala do seu apartamento ou dividindo o plano da câmara com amigos, a canadense, acompanhada de um violão, entoava os versos de canções como "Fly To The Moon do Frank" Sinatra, "All My Loving do" The Beatles ou sucessos do grupo ABBA. Tudo feito de forma caseira para ser publicado em seu canal.


Os vocais adocicados de Andrade logo foram caindo na graça dos consumidores desse tipo de conteúdo. O principal responsável disso é a sua versão para "La Vie En Rose", da francesa Edith Piaf, disponibilizado em 2014, e que hoje contabiliza quase 50 milhões de visualizações. A partir daí a canadense viu seu canal crescer e um séquito de fãs apaixonados pelo trabalho dela surgiu. Atualmente, a musicista possui 1,8 milhões de inscritos.




Primeiro EP

Fonte: Reprodução/Facebook

E foi com seus covers tão adorados pelo público que Daniela conseguiu ir além da plataforma. A cantora, em 2016, lançou seu primeiro EP com músicas autorais, intitulado Shore. Sem esquecer-se dos fãs que a acompanham desde o YouTube, a canadense tornou o pequeno registro em um trabalho visual. São quatro canções em que cada uma é acompanhada de um videoclipe cuidadosamente produzido. No pequeno catálogo, Andrade lida com problemáticas do amor nos tempos do século 21, onde a tecnologia torna quase que dispensável a presença dos corpos.

Musicalmente, o EP mantém a mesma estrutura acústica já presente em seus vídeos disponibilizados na internet. São arranjos que fogem dos excessos para dar destaque aquilo que sempre foi o carro-chefe da carreira de Andrade: a sua voz. Há inserções de metais, transições eletrônicas e sintetizadores morosos, além de uma bateria arrastada. Uma moldura para os sentimentos desesperançosos que marcam os versos.



Próximo EP

Imergindo ainda mais na produção de trabalhos autorais, a canadense vem preparando o terreno para seu segundo EP, intitulado Tamale, com previsão de lançamento ainda para este semestre. Desde o ano passado, Andrade foi lapidando a própria imagem para se enquadrar num perfil mais autêntico e profissional, recortando as pequenas bordas do amadorismo que sobraram dos seus covers. Ela já lançou quatro singles do novo trabalho: “Genesis”, “Sometimes I Don’t”, “Polly Pocket” e “Wet Dreams”.

São produções que direcionam a canadense para um Bedroom Pop recheado por um R&B onírico e minimalista. Há pitadas também de jazz aqui, caso de “Wet Dreams”, e até um flerte com o chillhop que é sucesso no YouTube atualmente, “Genesis”, por exemplo. São canções facilmente assimiladas por ouvintes de artistas como Cuco, Clairo ou Billie Eilish, embora haja mais colorido na musicalidade de Andrade.

No processo criativo de encontrar a si mesma em meio a tanto material não autoral, Daniela Andrade resolveu recolher-se e resgatar suas experiências para transformá-las em canções. Enquanto isso, a canadense agracia o ouvinte com experimentos singelos, mas devidamente pensados.


0 comentários:

Postar um comentário