Degustando Sonoridades: Preciosas, bonitas e guerreiras. Conheça as Pearls Negras



Pearls Negras é um trio de rap do morro do Vidigal (Rio de Janeiro) formado por Alice Coelho, de 17 anos, Mariana Feitosa e Jennifer Loiola, ambas de 16. Há cinco anos as garotas entraram no projeto "Nós do Morro" que desde 1986 oferece a jovens cursos de arte, teatro, cinema e música. Sobre a tutela de Jeckie Brown, rapper e produtora das garotas, as meninas tiveram aulas de rimas, começando a carreira artística e hoje, explodindo no mundo.


Descobertas pelo produtor inglês David Alexander numa apresentação de sarau no morro do Alemão, as garotas tiveram a oportunidade de lançar sua primeira Mixtape assinada pelo selo inglês Bolabo Records. Todas as músicas produzidas por David e as rimas de autoria própria das garotas falam sobre os ácidos deboches para as más línguas, a vida e dificuldades enfrentadas no morro, relacionamentos e até fazem algumas críticas sociais.





Na Mixtape intitulada Biggie Apple, as Pearls Negras jogam suas rimas em cima de músicas que andam pelo cenário eletrônico, pelo trap, o r&b, com algumas pitadas de funk carioca e regado a boas doses de pop. A faixa-título "Biggie Apple" abre o catálogo de músicas, que compreende 7 faixas, exaltando o poder do trio e mostrando o "rap de saia", seguida por "O Futuro" complementando ainda mais a exaltação, as garotas querem comprovar o talento feminino nas rimas e acabar com as criticas sexistas. "Make It Last" é faixa mais pop e dançante do registro, arriscando no inglês e trazendo um som com referências da disco music, o trio enaltece o amor pelo morro do Vidigal.

"Pensando em Você" (uma das faixas mais bem produzidas da Mixtape) foi escolhida para divulgar o trio. Com um clip gravado no morro do Vidigal e contendo a participação de alguns moradores, as garotas ficaram rapidamente famosas na internet e sendo comparadas até as Destiny's Child. Pearls Negras também foram muito bem elogiadas por diversos sites americanos e europeus que demonstraram empolgação com o trabalho das meninas.





O trio já colheu bons frutos. Desdo lançamento de sua Mixtape no começo do ano, já foram mais de 400 mil visualizações no youtube, as garotas já fizeram show em São Paulo e esse mês saem em um tour pela Europa. Também foram convidadas para participar do álbum-visual da Pepsi para a copa do mundo e estrelaram no novo comercial da C&A para o dia dos namorados.





Com influências que vão desde Karol Conka e Flora Matos, Pearls Negras mostram personalidade, talento, energia e muita garra. Vieram para mostrar a voz do morro e derrubar as barreiras machistas ainda presentes no rap. É um simbolo da arte das favelas e das classes menos favorecidas, dois cenários sociais que sofrem pelo preconceito elitista disseminado no nosso país. Por mais que o funk carioca, o tecnobrega do Pará e outros gêneros de camadas mais baixas sejam taxados  de anomalias musicais por muitos brasileiros, lá fora, como na Europa e Estados Unidos, esses gêneros são referências para diversos artistas que procuram explorá-los e expressá-los em seus trabalhos e, que por sinal, são muito bem elogiados e recebidos pela crítica especializada.







0 comentários:

Postar um comentário